sexta-feira, 23 de outubro de 2009

As Ciências e seus conceitos.

A comunicação e a informação são ciências socias aplicadas, porém são diferentes em seu conceitos.A ciência pura é classificada como conceitual, teórica. A ciência prática já é mais aplicada, ensino o individuo o "como fazer" mais específico.

A ciência e suas faces:

Ciência da Morte: é aquela mecânica (máquinas) que sobrevivem a um ambiente artificial, é a experiência em simular, algo que não é real, assim torna-se um sistema fechado.

Ciência da Vida : consiste no contemporâneo, aquele que busca entender as coiasa através de sua relações. Busca conexões e tenta analisar em seus habitats naturais. Assim ele compreende as coisas através de um sistema aberto, um sistema vivo.

Todas essas ciências são vistas mediante a um processo:

Emissor - Mensagem - Receptor.

Esses três elementos são os únicos modelos em que a informação e a comunicação são as mesmas coisas.

Quando o emissor passar uma mensagem, o receptor tem que entende-la exatamente da mesma forma que foi passada, quando isso não acontece, há um ruído e então a mensagem fica destorcida, diferente.

A Teoria da Recepção explica bem tudo isso, ela tem a persepção de como as pessoas entendem e percebem as coisas. (receptor)

Já a Teoria da Comunicação mostra apenas como as pessoas se comunicam. (mensagem)

Por isso é necessário aprendermos um processo de comunicação sem ruidos, para que a mensagem seja recebida perfeitamente.O curso de publicidade e propaganda tem que entender a lógica do receptor, para obter um método de linguagem.

O sistema : emissor - mensagem - receptor é um sistema fechado.

Um comentário:

  1. gostei mto do artigo, mas e a ciencia da comunicação, onde entra? mto bom mesmo, me ajudou num trabalho de escola.

    ResponderExcluir