quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Aula 23/10

A sociedade capitalista transformou as manifestações culturais em produto, esse cenário desencadeou a formação da indústria cultural. A indústria cultural apropria-se da cultura popular, a reconfigura e a vende como produto travestido de cultura popular. A sociedade de consumo assimila esta cultura enlatada como se fosse sua, e ainda critica a cultura popular, que deu origem à sua nova "cultura". Essas informações se instalam nas mentes das pessoas destituindo-os de seus sensos críticos.
A falta de respeito com as diferenças e a busca pela perfeição, nos torna cada vez mais escravos das armadilhas publicitárias, revoluções tecnológicas e tudo mais que é usado para nos afastar da condição de seres críticos e diferentes.
Há uma relação de causa e efeito entra a indústria cultural e a produção de consciências reificadas. É preciso compreender de que modo o consumidor dos produtos da indústria cultural se esforça para permanecer na condiçao de objeto, ao invés de ser sujeito de suas ações.
Existe a necessidade de pensar sobre o modo como estamos sendo imaginados e contruídos. Pensar sobra a complexidade desse mundo feito de imagens, mas que nos cobra diariamente um tipo de posicionamento.
- Camila de Andrade -

Nenhum comentário:

Postar um comentário