quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Aula do dia 02/10/2009

Educação

A ética, dentro da corrente positivista começa a nortear o comportamento da sociedade. Para Kant, ser ético é não passar por cima dos outros para conseguir algo, não ser um meio para os outros, você só tem liberdade se não for propriedade e ser bom em algo. Kant completa o pensamento dizendo que “Tudo o que faço em foco privado deve também ser público”. Kant defende o pensamento que é através da educação que o homem adquiri autonomia. A transformação de uma sociedade alienante só será superada por meio de cidadãos autônomos. A maior discussão atual é sobre o ensino nas escolas. Seja no primário, no ensino fundamental, superior, é necessário que os alunos não tenham apenas informação, pois a informação é feita para ser esquecida, é preciso que estes aprendam de fato. O maior responsável pela formação do aluno é ele próprio, apesar de o professore ter sua parcela de comprometimento na formação dos alunos, preparando material adequado, incentivando à participação etc, os alunos precisam desenvolver interesse pelo assunto e produzir interatividade nas aulas, na qual há cumplicidade na troca de conhecimento (aluno/professor).
Caso não ocorra essa interatividade, a sala de aula não passará de um lugar de controle, onde os alunos são adestrados a gravar fórmulas. Esse comportamento “Contra aprendizado” descaracteriza o objetivo primordial da escola, que é formar cidadãos independentes e capazes de opinar de forma racional para a melhora da sociedade.

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