quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Aula do dia 16/10 - Ciência da Vida X Ciência da Morte.

Regredir é um Avanço.


Cada vez mais a tecnologia transforma o modo de pensar e agir do ser humano, provocando profundas mudanças em todas as dimensões de sua vida e modificando o mundo em que vive.Antigamente era um sonho distante fazer a aquisição de computadores e outras tecnologias. Hoje em dia não nos surpreendemos com o “lançamento” de novos designs e aparelhos tecnológicos, que nos permitem até mesmo fazer simulações de formas não naturais e ate mesmo criar ambientes artificiais, é possível passar anos longe dos amigos e mesmo assim “vê-los” todos os dias, porém como estamos imersos neste sistema mecânico encaramos de forma natural, e não percebemos a linha tênue entre deixar o ser humano mais perto e mais longe ao mesmo tempo.
É impossível negar que a tecnologia trouxe e traz idéias e criações de grande utilidade, mas junto traz o distanciamento, a ilusória idéia de que a relação ser humano –máquina pode ser mais importante do que a relação ser humano-ser humano, e deixamos assim muitas vezes de sair com nossos amigos por mandar mensagens ou falar ao telefone, fazendo com que surja a questão: “ até que ponto tudo isso é bom?” .
Será que talvez regredindo, tendo uma auto- organização, compreendendo a partir das conexões e relações as coisas no seu habitat natural, ou seja, instaurando um pensamento ecológico, as coisas não seriam diferentes?
O mundo encontra-se nesse momento de regressão, tanta tecnologia não nos ofereceu uma maior quantidade de água potável, e muito menos novas florestas. Esta ciência da vida exige uma reciclagem de valores, pensamentos e atitudes, um consumir consciente, voltamos a usar somente o necessário com muita moderação, agora além de tudo ainda tornou-se moda e status, que depois se tornará mais uma forma do ser humano ganhar dinheiro e o ciclo todo se repete, a eterna reciclagem da vida, onde muitas vezes regredir é avançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário