sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Aula – Sociedade da Informação 09/10/2009.

Informar não é comunicar.

A comunicação é hoje uma importante e grandiosa ferramenta das Ciências Sociais Aplicadas, é possível analisar seu poder de apoderação em diferentes segmentos desse sistema aberto, de distintos modos e com diferentes finalidades. A linguagem, como um dos segmentos da comunicação, possui um indiscutível poder de apoderamento, podendo até mesmo incluir ou fazer a exclusão de certa classe social, diferenciando visivelmente a classe incluída (alfabetizados) e a classe excluída (analfabetos), criando também predisposições ao conformismo e a passividade, mantendo assim as relações de poder.

Outro segmento incluído na comunicação é o poder na área da estimulação de desejos, através dele é possível criar esteriótipos, massificar comportamentos, imprimindo uma série de doutrinas, até mesmo regras morais afetando e criando uma grande influência na conduta de certo grupo de indivíduos, tornando possível através de um processo de sedução fazer com que o produto seja consumido não mais para preencher uma necessidade, mas sim para satisfazer um desejo que foi manipulado pela propaganda/comunicação.

A informação por sua vez, dentro de um jogo político é poder de decisão, e ao contrário da comunicação é um sistema fechado, onde atua com verdade, neutralidade e objetividade. Informação é imutável, inquestionável, um conhecimento aplicado de poder universal, e que possui uma imensa necessidade de pensar e entender.

Para cada modo de vida existe uma mudança de valores, e para isso ferramentas diferenciadas. Informar não é comunicar.

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