sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Autonomia x Representação

Os iluministas tiveram forte influencia para que a revolução francesa de fato acontecesse, a fim de proclamarem uma república democrática e representativa que tinha como objetivo dar educação pública, gratuita e laica para a sociedade, assim formando indivíduos que fossem autônomos.
Segundo Kant, o homem vive em menoridade ou seja, tem consciência do mundo em que vive, porém, delega sua função para os outros. Um indivíduo só é autônomo quando se vive em maioridade, pois, tem capacidade de enfrentar os seus problemas, sendo ético e responsável.
Nesta forma de sociedade, há três divisões de poder que são eleitas elo povo: legislativo, executivo e judiciário. E uma quarta forma que é a opinião publica, a qual não é eleita. É válido dizer que a república democrática representativa só acontece se houver imprensa, pois, o jornalismo acaba sendo neutro, imparcial, objetivo, alem de haver polifonia. Há um ponto nesta forma de sociedade que Rousseau diz haver heteronomia já que o indivíduo deve ser autônomo,porem, escolhe alguém para que o represente.
Segundo Rousseau o controle social possui duas vertentes. A opinião pública é particular e está baseada no debate, no conflito e na polifonia o que acaba sendo contraditório. E na vontade pública que é social e coletiva e nada mais é do que a opinião pública quando chega a um acordo, ou seja, a lei. Sendo que a lei só tem fundamento se for baseada na ética. Essa forma de controle social é visto antes da revolução francesa, pois, após esta, só existe a vontade pública.

Portanto, para o governo é interessante essa forma de sociedade, a república democrática e representativa, já que assim, tem como adaptar comportamentos da forma que deseja. Por isso é importante que os individuos sejam autônomos, que tenham capacidade de enfretar os seus problemas, que tenham vontade pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário