domingo, 25 de outubro de 2009

Ciência da morte e da vida

Comunicação e informação compõem as ciências sociais aplicadas. Dessa forma, dizer que uma ciência é pura, significa que ela é conceitual e teorica. Cria-se um princípio universal que não funciona pois a sua base é de apenas ensinar como fazer , não é uma teoria. Já a ciência prática é técnica e aplicada.
Nesta sociedade em que vivemos, existe um conflito entre as duas vertentes da ciência: a ciência da morte e da vida.
A ciência moderna é mecânica pois entende-se a estrutura e não absorve-se essa informação de forma natural. O ambiente é artificial, portanto, deve-se isolar as coisas. Deve-se fazer experiências e simulações, assim como deve-se fazer anatomia para entender as coisas.
Por outro lado, a ciência contemporânea possui uma auto organização e uma auto criação. Assim como possui conexões e relações. O pensar já é algo ecológico, pois, tenta-se entender as coisas no seu habitat e analisa-se as coisas como um sistema vivo.
No sistema fechado de comunicação Emissor - Mensagem - Receptor não pode haver nem um tipo de ruído para que não haja falha na mensagem. Mas hoje, pela grande diversidade de meios de comunicação a massa acaba por se isolar o que dificulta a eficácia da mensagem. E é importante que os cursos de comunicação, por exemplo, ensinem métodos em que a mensagem chegue corretamente aos receptores. Nesse sistema, há duas teorias. A teoria da recepção que diz respeito de como as pessoas recebem as informações e a teoria da comunicação, que refere-se a forma que as pessoas se comunicam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário