quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ciência moderna e contemporânea

Atualmente a sociedade se depara com o conflito entre a ciência moderna e a contemporânea. Nos séculos XIX e XX a sociedade ocidental construiu um modelo fechado de ciência, caracterizado pela análise da parte com problema (específico) sem considerar o ambiente (todo). Com o surgimento de um pensamento mais coletivo surge o conceito de ciência da vida, que propõe um pensar integrado, por meio de conexões e relações que permitam analisar o sistema de forma geral.
Um exemplo de sistema fechado utilizado na comunicação é o esquema de emissor, mensagem e receptor, pois, estes são analisados e interpretados isoladamente. No caso do emissor são estudados métodos que permitam que a mensagem chegue intacta ao receptor sem contar, contudo, com a real necessidade deste, tornando a vontade do emissor mais evidente.
O que ocorre atualmente, em nossa sociedade, é algo extremamente contraditório: quanto mais densa é a população e maiores são os meios de comunicação, mais isolados são os indivíduos que se fecham dentro de suas casas e vivem em um mundinho virtual fazendo da sua vida uma ciência morta por escolha própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário