quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Comunicação e Informação: o sistema de ensino

Na sociedade atual há uma divergência entre comunicação e informação. A informação em síntese é um sistema fechado, trabalha com a idéia de verdade, neutralidade e objetividade. A comunicação atua como um sistema aberto gerando relação entre os indivíduos através da linguagem, comum a ambos.
Nos centros acadêmicos, principalmente os de comunicação social, a incoerência no método de ensino empregado torna-se evidente. O processo baseia-se na informação caracterizado pelas regras, com a velha receitinha de como fazer algo. O problema deste método está no fato de que o aluno torna-se completamente fechado para apenas um formato de trabalho o que acarreta na constituição de um profissional incompleto e de certa maneira, obsoleto.
O problema está relacionado ao radicalismo das universidades que prezam ou a teoria ou a prática sem considerar um sistema híbrido, que acarretaria na formação de um profissional bem equipado com conhecimento dos conceitos unido a experiência no ramo, o que geraria um bom repertório e uma familiaridade com o setor escolhido.
O que falta no Brasil é a vontade de instituir um sistema de ensino digno e bem fundamentado. Para isso acontecer, a nação tem que parar de pensar como um país de terceiro mundo e começar a investir no futuro dos jovens a fim de criar uma sociedade mais forte e intelectualizada.

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