sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Comunicação x Informação (16/10/09)

Vivemos num tempo onde cada vez mais pessoas têm fácil acesso à informação, isso é bom, porém não resolve o problema da educação, pois essa informação foi feita para ser esquecida. As pessoas só aprendem aquilo que lhes interessa realmente, algo por que busquem. Isso ocorre nas escolas, faculdades e todo o tipo de cursos que proporcionam a aprendizagem de alguma coisa com um fim determinado, o aluno aprende a matéria apenas pra passar de ano e depois aquilo é esquecido.

Este problema de “memória” está presente na comunicação também, porém está sendo utilizado em favor do emissor, uma propaganda pode ser reutilizada com um layout mais atual que funciona da mesma maneira, os consumidores esquecem facilmente da informação. Com isso as propagandas tentam passar mais do que informações, tentam mexer com sentimentos, imagem, status, etc.

Hoje o foco da comunicação está no receptor, mais conhecido como consumidor, ou seja, eu tenho que saber o que meu consumidor pensa para poder me comunicar com ele. A comunicação atual é uma transição de um sistema fechado (ciência de morte, onde o foco estava no emissor) para um sistema aberto (ciência de vida). Essa ciência de vida a qual estamos tentando atingir é baseada nas relações, seu foco está no receptor e na criação de respostas para suas necessidades.

A comunicação deixou de ser pensada como emissora de informação e passou a ser emissora de entretenimento, se a verdade não agrada meu consumidor, então vou oferecer a ele as mentiras que ele prefere ouvir/ver. Tudo é produto e tudo é negociável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário