terça-feira, 13 de outubro de 2009

Comunicare x Informare

Já percebemos, desde o início do curso, a insistência dos professores quanto a geração de sentido sobre uma idéia ou conceito em comunicação. Isso porque tudo que recebemos como informação deve ser traduzido em sentido ao nosso repertório, de forma que a informação por si não é capaz de fazê-lo.
Dessa forma podemos dizer que a comunicação pertence a um sistema aberto, cuja linguagem busca uma vinculação e geração de sentidos semânticos que aperfeiçoam nosso olhar sobre o mundo. Muitas vezes as pessoas não compreendem a necessidade de se buscar informação de forma consciente e crítica, através de livros e fontes consistentes, e acabam por preferir informações já filtradas por uma grande ideologia manipuladora, resultando na alienação promovida pela Grande Mídia.
Em suma, nossa Universidade promove a elucidação das mentes já programadas pela Sociedade, de forma a nos habilitar formadores de opinião. Não basta apenas ensinar como se mexe numa ferramenta, mas sim entender a razão e o sentido capazes de torná-la útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário