quinta-feira, 15 de outubro de 2009

(Des)Informação

Desde sua origem, o homem tem se usado de sua habilidade de se comunicar com seus semelhantes. Algo comum entre todos os animais que vivem em comunidades. Contudo a comunicação que nós seres humanos usamos se chama linguagem. Mas, no que a linguagem se difere das demais formas se comunicação?
Linguagem se utiliza se uma série de elementos que as outras formas de comunicação não utilizam, ente elas estão:
Código – Alfabeto
Sintático – Morfologia, sintaxe
Semântica – Figuras de linguagem
Sentido – Simbólico
A linguagem só ocorre baseada na interação, ou seja não há comunicação sem resposta. Todavia, o ser humano não parou por ai em sua evolução, ele criou o discurso informativo, o qual se diz ser sempre verdadeiro, inquestionável e objetivo. Mas não podemos esquecer de onde vem essas fontes de informação, muitas vezes a mesma nos atinge com uma ideologia por trás. Que apesar do jornalista, dizer que só remete a verdade, sabemos muito bem que por traz de uma simples matéria de jornal, há toda uma máquina. A informação não necessita de interação, portanto não há resposta, mas isso não impede que ela possa vir a ser voltada para determinado público, o que pode acarretar exclusão.
A informação segue o pensamento de que a elabora portanto ela já passa por uma visão conceitual, o que em parte já à modifica, o que não a torna algo neutro, e sim uma grande ferramenta ideológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário