sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Educação, comunicação e manipulação.

Hoje em dia discute-se muito sobre educação, comunicação e opinião. Quando falamos de educação não nos referimos somente àquela adiquirida na escola ou faculdade, mas também adiquirida através de experiências de vida. Educação essa que tem fatores influenciadores como família, amigos, sociedade etc. Comunicação como aquela referente à todos os outros membros da sociedade e opinião sobre a posição que tomamos sobre determinados assuntos de nossas vidas.
Para o pensamento Iluminista, a educação deveria vir para esclarecer e formar indivíduos autônomos. Hoje em nossa sociedade, a educação não forma indivíduos pensadores, muito menos autônomos. Na escola por exemplo, pouco se aprende, muito se decora. A reflexão é deixada de lado, quando deveria ser instigada.
Para piorar a situação da educação fornecida pelo governo, chegam os meios de comunicação, a televisão por exemplo. Esta traz notícias mastigadas, fatos distorcidos, e a opinião de uma classe dominante. Os meios de comunicação vêm para passar uma ideologia dominante, criar um cidadão padrão, uma opinião padrão aceita pela sociedade.
Para o governo, moldar comportamentos é algo muito interessante. A educação juntamente com os meios de comunicação visam apenas informar (de forma distorcida) e não comunicar, muito menos fazer-se pensar. Nós, o quarto-poder da sociedade, temos o poder de reivindicar e mudar tudo que julgamos errado em nossa sociedade. O problema é que se estabelece um público cego, sem opinião, um público que aceita tudo que lhe é dado. Sendo assim, o controle sobre esses indivíduos acontece facilmente, moldando o público da maneira que melhor convém ao governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário