quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ensino/Autonomia - Aula 02/10

Somos submetidos a uma educação que nos torna seres passivos diante dos acontecimentos e submissos a qualquer um que se imponha e mostre poder sobre nós.
Muitos são os responsáveis pelo que somos muitos influenciam em nossas decisões, em nossos pensamentos e na forma de nos produzir como “homens”. Somos o resultado do desejo de nossos pais, professores, líderes religiosos e políticos. Somos influenciados pelos meios de comunicação, o mais eficaz modo de se propagar idéias.
Apesar de hoje haver toda uma discussão em torno dos meios alternativos de educação, em nossa sociedade a escola ainda é vista como a melhor forma de se obter conhecimento e estágio obrigatório para ascensão social.
Na escola o indivíduo “aprenderá” varias coisas, mas o mais importante não lhe será ensinado, o mais importante foi esquecido, a escola não ajuda o aluno desenvolver sua competência cognitiva, a de pensar. Ao invés disso são ensinadas respostas certas, para as quais não é necessário pensar, basta o exercício de memória.
Acredito que através de uma relação de respeito mútuo entre professor-aluno, a cooperação entre iguais e respeitando o aluno como sujeito construtor do seu conhecimento, poderemos contribuir para a formação de indivíduos autônomos.
Camila de Andrade - AM4PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário