quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Falso

A comunicação hoje acontece em maior escala em relação à anos atrás. Comunicação esta, que engloba a grande imprensa, agências de comunicação e a tão conhecida Indústria Cultural.

A Indústria Cultural da qual tanto falamos hoje é a indústria de comportamento. Esta cria padrões, massifica o consumo, modela comportamentos, etc. Esta indústria traz como mercadoria a informação, modo de vida. Estabelecem-se perspectivas de necessidade, trabalha-se com imagens e desejos dos indivíduos.
Nos dias de hoje, ideologias são passadas a nós através da Indústria Cultural. Seguimos um padrão de beleza e comportamento aceito pela sociedade. Hoje produtos passam conceitos, idéias de vida, a ilusão de que se você comprar determinado produto, sua vida será como aquela vista no comercial de tv. A comunicação cria uma idolatria e não é mais baseada somente na verdade, mas também na fantasia e sonhos.
A Indústria Cultural modificou radicalmente a sociedade. Ela impacta, domina e aliena, e é aí que devemos te cuidado. Um indivíduo alienado não é capaz de responder por si e decidir o quê é melhor para sua própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário