sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Indústria Cultural (23/10/09)

A Indústria Cultural surgiu através das sociedades capitalistas, que transformaram a cultura em um produto comercializado. Existem muitas formas pelas quais essa cultura é transmitida, entre elas, a televisão, o rádio, revistas, cinema, etc. Em 1950 o cinema criou um modo de vida, onde era vendido o estilo de vida americano. Nessa indústria cultural tem-se uma alteração do indivíduo, que passa a ser visto como consumidor, ao invés de cidadão.

Esses meios de comunicação acabam por alienar as pessoas, um exemplo é a televisão, que padronizou a beleza, fazendo com que as mulher e homens busquem um corpo perfeito, sendo as mulheres magras, loiras, altas e os homens musculosos, bonitos, altos, etc. As pessoas pensam e agem de um jeito que lhe é proposto sem qualquer tipo de argumentação.

Cada vez mais as pessoas estão se transformando em “robôs” que fazem tudo o que a sociedade impõe. Deixando-se levar pela estética padronizada, pelo comportamento também padronizado e perdendo a sua personalidade e identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário