quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Indústria Cultural - 23/10

A Indústria Cultural faz parte da nossa sociedade de consumo, sua principal atividade econômica é a produção de cultura.

Há quem acredite (integrados) que a reprodução técnica gera maior politicação no indivíduo, capaz de moldar seu senso crítico, ou seja, a indústria cultural é vista de maneira otimista porque estimula o conhecimento. Outros (apocalípticos) crêem que a mass media destrói características culturais, fazendo com que o indivíduo seja passivo e acrítico em suas idéias, se entorpecendo com a produção de massa, que se desenvolve sob o signo do conformismo. Acreditam também que toda essa reprodução está nas mãos de uma elite que manipula facilmente o resto da sociedade, com cópias feitas em série a quem não tem acesso aos originais.

De uma forma ou outra, ela está presente em nosso cotidiano, exercendo forte influência sobre nós. E qual o papel da publicidade nisso tudo? Ela alimenta a Indústria Cultural criando falsas expectativas, promessas fantasiosas que não podem ser cumpridas. A publicidade é um instrumento que induz ao consumo de inúmeros produtos e serviços, criando necessidades supérfluas, consequentemente direcionando o consumidor a um padrão já imposto. A autonomia e a liberdade de escolha já não estão mais tão presentes em nossa vida, tendo em vista que o “perfeito/belo” já é um padrão definido pela sociedade de consumo, alimentado pela mídia.



Maria Alice Maggio Thiezerini - AM4PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário