quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Informação e Comunicação - Aula 09/10

Nos dias de hoje, todos falam sobre a importância da comunicação e da informação.
Embora não sejam coisas separadas, didaticamente podemos dizer que a comunicação é diferente da informação. Informação é o conteúdo de uma mensagem, enquanto comunicação seria o processo que ajuda a promover a circulação e a compreensão desta informação.
Informação é algo novo que pode ser incorporado ao nosso conhecimento e comportamento. Entretanto, a informação não pode ser compreendida como algo que, diante de sua presença, tudo se resolveria. A informação não se processa em um vazio. Ela existe à medida que existe também um conhecimento latente, uma dada percepção sobre o valor da informação. Quando há um excesso de informações podemos nos deparar com o que chamamos de saturação informacional, ou seja, como um vaso de flores que recebe mais água do que necessita, assim, matando a planta.
A comunicação, ao contrário da informação se caracteriza pelo exercício de convivência de sujeitos sociais. O que se pretende é apostar na idéia de que a comunicação e a utilização dos meios que a tornam possível devem servir para a constituição de sujeitos autônomos, senhores de si e comprometidos com os outros e não para fazer das pessoas tão somente consumidores de produtos, serviços e ideias.

Camila de Andrade -AM4PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário