quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Informação x Política - Aula 09/10

A evolução tecnológica possibilitou a revolução da informação, que sempre esteve presente na vida do homem. Com isso, ele foi percebendo que quanto mais informação adquiria, podia compreender, se expressar, e até se comunicar melhor. Com a redução de tempo e espaço surgiu a Internet, que é um campo infinito de informação, e interligando essas inovações da computação, torna a informação mais acessível (e infelizmente mais distorcida).

A falta do conhecimento da informação correta, mesmo que tantas vezes manipulada pela mídia, pode acarretar equívocos de interpretação e até extremismos. Um fator preponderante para que se desenvolva esse espírito crítico no brasileiro é a questão da educação, por isso é necessário filtrar as informações que chegam até nós e, com questionamentos, saber interpretá-las.

Temos a política brasileira como exemplo do descaso com a educação, porque é relativamente fácil para políticos manipuladores convencer multidões ignorantes e carentes. O dia que o brasileiro tiver potencial ético e intelectual para compreender e observar que as ditaduras das esquerdas são tão cruéis quanto as da direita, chegará o momento da maturidade moral e política dos cidadãos, que não mais elegerão líderes populistas, a exemplo do que vem ocorrendo amplamente no Brasil e em toda a América do Sul.

Esperamos que com essa farta disponibilização de informações que temos hoje, comece a ocorrer uma mudança na sociedade, sendo então esperado que o brasileiro participe e aja mais, dê opiniões, exerça seus direitos como cidadão, afinal, denominar-se “apolítico” é assinar um atestado de ignorância e omissão.


Maria Alice Maggio Thiezerini – AM4PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário