quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Miopia

Vivemos em uma sociedade da informação. Informações estas passadas de diversas formas... na escola, na faculdade, pela tv, jornais, livros etc. Possuimos uma linguagem e através dela nos comunicamos com o resto da sociedade.
Existe uma grande diferença entre informar e comunicar. A informação passa a idéia de verdade, inquestionável, é um sistema fechado. Já a comunicação é um sistema aberto. Muitas vezes informamos mas não comunicamos. A comunicação pressupõe uma relação entre os indivíduos, indivíduos estes que utilizam e entendem uma mesma linguagem. Muitas vezes as informações são passadas de forma que a maior parte da população não consegue entender. Na escola por exemplo, muito decoramos, pouco aprendemos. Existe também uma diferença entre conhecer e achar um sentido para algo. A maioria dos brasileiros não entende o quê lê nos livros, sabe-se ler mas não há um entendimento, não tem um "sentido".
O Brasil é um país que compra ciência pronta, não cria-se a teórica aqui, talvez pelo fato de conhecermos e termos acesso à informação, mas não entendermos o quê ela realmente significa, não nos comunicarmos. Nosso país produz a ciência aplicada, o quê faz com que o país cresça, mas não o suficiente. O problema está quando utiliza-se apenas um fundamento. Precisamos das duas ciências: teórica e aplicada.
Podemos concluir que a comunicação é de extrema importância para uma sociedade, juntamente com a informação. Podemos dizer também que quanto mais informação, menos sentido. Somos bombardeados todos os dias com informações e notícias que muitas vezes não entendemos. Para muitos, esse não entendimento é interessante, pois mantém certos grupos e ideologias no poder de nossa sociedade. Grupos estes, que não encontram problemas para fazer o quê bem entendem, já que grande parte da população não entende o quê acontece em seu próprio país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário