quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ano de 1917 foi introduzida a primeira linda de montagem automatizada, o Fordismo, e desde então, houve uma revolução na comunicação, pois pela grande quantidade na produção de novos produtos, foi necessária a criação de propagandas para que o público pudesse conhecer os produtos e serviços.

A Propaganda também foi usada para criar e reforçar imagens de países perante aos outros.

Assim como o fordismo teve seu ápice na segunda guerra mundial, o mesmo aconteceu com a propaganda. Hitler fez uma incansável campanha para que os alemães aderissem ao nazismo, e tamanha foi a repercussão de tais propagandas que o mundo todo foi atingido de forma definitiva por elas, causando a maior guerra da história. Televisão, cinema e jornais foram os principais meios onde as propagandas eram vinculadas.

Com o fordismo e a propaganda, surgiu a Industria de cultura, que mudou o comportamento das pessoas, criou a “mercadoria fetiche”, a moda, fez surgir novas tecnologias, e assim foi dado o começo da alienação das pessoas causada pelos meios de comunicação de massa, onde o cidadão passou a ter seus pensamentos, opiniões e preferências manipuladas pela mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário