quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Quarto Poder

Os iluministas diziam que os indivíduos deveriam ter uma educação pública, gratuita e laica (sem religião), para que formasse indivíduos esclarecidos, que tivessem autonomia. O sistema atual é composto pelo poder judiciário, legislativo, executivo, e também pelo quarto poder, que é a opinião pública. A opinião pública vai vigiar as outras esferas, tendo como base a imprensa, que deverá ser polifônica, neutra, imparcial, impessoal e objetiva.

Rousseau diz que essa autonomia não dará certo, pois em uma sociedade representativa, o indivíduo não é autonomo.Você representa os seus interesses, ninguém pode representar por você. Assim o homem entra na menoridade, que segundo Kant,é quando o homem não consegue sair de sua condição medíocre e tomar coragem de servir-se de si mesmo sem necessitar da ajuda de alheios. Esclarecimento é justamente quando o homem consegue sair da sua menoridade. A educação autoritária dificulta a formação de indivíduos autônomos.

Hoje, devido ao bombardeio de informações inúteis que recebemos através dos meios de comunicação é quase impossível ser alguém esclarecido, mas é preciso ter coragem de fazer uso do seu próprio entendimento, de decidir e de ter uma liberdade para expor seu conhecimento, sem que qualquer pessoa interfira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário