quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Opinião Pública

Quem acredita na lei do livre arbítrio é porque não vive na realidade atual. Podemos sim ter nossas opiniões e convicções, mas mesmo elas, que nos parece serem tão particulares, foram previamente impostas pela sociedade, para agirmos de acordo com as leis feitas por ela.

A opinião pública deixou de existir a partir da revolução francesa, existindo agora apenas a Vontade pública, pois nossa opinião passou a ser representada pelas pessoas que elegemos para estar no poderes, e passamos a deixar com elas as nossas palavras e opiniões, em outras palavras, abdicamos do nosso poder de representação sobre nós mesmos.

Desse jeito não há dúvidas de que nossa poder de “livre arbítrio” já não nos pertence. Um dos exemplos mais recentes que faz juz a essa afirmação é só podermos nos referir à pessoas de cor como “afrodescendentes”, ou seja, até como nos dirigimos às pessoas, sejam elas conhecidas ou não, já não nos pertence mais.

É claro que existem inúmeros exemplos sobre isso, e casa vez mais nossa palavra e opiniões estão sendo “tirados” do nosso poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário