quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Outro texto sobre a última aula.

O ser humano criou tudo a sua volta (dentro do aspecto lingüístico e das formas de comunicação) com a base de que não há comunicação sem resposta, ou seja, toda linguagem é baseada na interação entre os indivíduos tornando possível a comunicação entre eles.
Não contente até então, essa comunicação passou a ser sistemática, discursiva, mais organizada e detalhada. Ou seja, toda a estrutura do discurso se baseou na “verdade” porém essa mesma verdade pode (e sempre poderá) ser manipulada por alguém que detém a fonte dessa informação passada pela comunicação.
Essa informação já vem mastigada por uma concepção, percepção e até ideologia predominante de quem a ‘produziu’. Portanto, a informação não exige interação porque ela simplesmente está ali e ponto, porém, essa “presença” da informação também é focada para determinados nichos de público, dando para a informação uma cara de exclusiva, e de predominante. Essa maneira de informar é apenas mais uma das inúmeras formas de propagar uma (ou várias) ideologia(s).

.Renan Pinelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário