sábado, 31 de outubro de 2009

A sociedade e o progresso

Aula do dia 23/10


Em 1914 surge a primeira linha de montagem automatizada do mundo. Chamada de Fordismo, esta tem grande impacto na sociedade da época, tanto no lado econômico, quanto no político e no social, justamente por ter características como a massificação, produção de larga escala e a organização do trabalho. Cada um tem um trabalho específico, homens, mulheres e até crianças. Com este novo modelo de trabalho, interessava-se pela organização do tempo de produção, visando sempre maior rapidez dos funcionários, para que a produção aumentasse e gerasse lucros para a organização.

Seguindo o progresso do modelo sócio-econômico da época, surge o Taylorismo. Já neste caso o então cidadão vira consumidor, isso através da grande imprensa, a qual massifica a população e dita uma ideologia de vida. Com isso a Indústria Cultural ganha força, a qual vendia (e vende) uma idéia unidimensional, trazendo a falta de identidade para o meio social, desejos não reais e a alienação.

Então, a realidade social de hoje é reflexo de tempos em que ser obrigado aceitar padrões e pertencer a uma população de massa,era o tão esperado progresso mundial o qual era e ainda é liderado pela indústria dos sonhos, a Indústria Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário