quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Teoria e Prática - Aula 16/10

Toda teoria é uma concepção humana, e todo ser humano tem sua limitação. Por isso, o valor de uma teoria é relativo às condições em que as descobertas foram feitas, à isenção moral do seu criador, à quantidade de informações às quais teve acesso, e a uma série de fatores que poderíamos enumerar, inclusive às suas crenças pessoais.
Não descartamos a importância das teorias em razão de sua relatividade, afinal, muitas delas realmente nos ajudam, mesmo, a entender fatos da vida. Aliás, qual a verdadeira razão de ser de uma boa teoria, senão o de dar suporte à prática que se quer iniciar?
Aprendemos com nossa vivência no mundo, mas também através de processos mediadores como as artes e métodos específicos.
O conhecimento científico visa ultrapassar a carga de aprendizado que absorvermos com nossas relações interpessoais e nossa exposição aos meios de comunicação. A ciência aplicada à comunicação se distancia das experiências do dia-a-dia para um aprofundamento minucioso e sistemático da realidade.
É necessário, no entanto retificar que a ciência é um fenômeno social e histórico, sujeito a condicionamentos, influências, é parcial e sujeita a erros, mas à medida que segue rigorosamente seus próprios métodos, com autocrítica sobre seus resultados, constrói sem dúvida um caminho para uma melhor compreensão da realidade.
Há uma relação entre ciência e prática. Uma teoria sem prática seria pura abstração, e a ação no mundo sem a teoria, seria ação irracional não humana. A teoria não se propõe a substituir a prática, e sim antecipá-la e mostrar os caminhos para sua execução
.
Camila de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário