sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Teoria e Prática/Religião - 16/10

A teoria e a prática são muito importantes para o aprendizado, pois é necessário que se conheça os fundamentos, e que pela prática se desenvolva as habilidades necessárias. No ensino, articular teoria e prática não é tão simples, pois há momentos em que é preciso uma elaboração mais complexa, com processos práticos diferenciados, e outros em que a concentração exigida é muito maior, atingindo um alto grau de complexidade.

Religiosamente, o processo de aprendizagem é muito importante. Quando repetem seus fundamentos religiosos e, conseqüentemente, simbolizam seus rituais, os religiosos estão apenas memorizando o que é chamado de teoria. Com isso, entendem que a prática religiosa é o estudo (teórico) do conteúdo da religião, e então acreditam erroneamente que estão “praticando” sua religião através desses rituais simbólicos. Podemos então dizer que Cristo não veio “pregar” o bem, e sim vivê-lo, ou seja, colocá-lo em prática. Ser religioso sem botar em prática todos os dias os ensinamentos, é ter apenas conhecimento teórico. A verdadeira prática religiosa consiste em ser caridoso, praticar o bem, o amor, todo o resto é teoria.

Com o exemplo acima podemos perceber a importância da teoria e da prática, integradas. Embora se acredite que a teoria tenha um papel mais importante no desenvolvimento da sociedade, a combinação equilibrada de ambas gera melhores resultados, porque uma desafia e estimula a outra.


Maria Alice Maggio Thiezerini – AM4PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário