quinta-feira, 12 de novembro de 2009

aula 06/11 - ser. ou não ser?

Já não é mais novidade que a sociedade do consumo aliena e tribaliza de maneira superficial, onde os indivíduos mantêm relações vazias regidas por meras normas de conduta social e pela lei do mínimo esforço – e mínimo respeito - sempre preocupados com algo ‘mais importante’ ou algo mais prazeroso para ocupar seu precioso tempo.
O individuo é caracterizado pelas relações que ele mantém com os demais. A sua identidade é definida pelas atitudes e pelo reconhecimento alheio daquilo que ele deseja ser, da imagem que ele deseja passar. Quando a visão de mundo não passa da futilidade de ser rotulado pelo o que se tem, e não pelo o que se é, pessoas que não têm nada se justificam - invejosamente - tentando destruir aqueles que são, de fato, alguma coisa.
A sociedade do consumo se transforma em sociedade do prazer, onde não existem limites éticos na busca da satisfação. Sozinho, não se é ninguém.
Os fins, justificam os meios(?).

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