quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Aula - 30/10

O conceito de sociedade de consumo é um dos conceitos usados para caracterizar a época contemporânea, a era das massas.
A publicidade é um dos pilares da sociedade de consumo. Suas imagens representam a época em que vivemos. Ela cria novas necessidades, apresenta paraísos inacessíveis, contribuindo, por outro lado, para manter uma sociedade estereotipada. O apelo da publicidade leva principalmente os mais jovens a adquirirem produtos que não serão utilizados.
Parece impossível acabar com um sistema tão poderoso quanto esse, formado pela aliança entra a comunicação de massa e as indústrias.
O que dá força a sociedade de consumo é o fato de seus valores estarem presentes em cada um de nós, representados pela abundância e pela novidade.
Além disso, a sociedade de consumo está degradando o planeta, pelo abuso que se faz dos recursos naturais ou pela produçao excessiva de lixo.
Ninguém quer ser privado do consumo, mesmo que ele levante a bandeira ecológia. É preciso educar e ser educado para haver uma maior preocupaçaõ com o meio ambiente e, consequentemente, uma diminuição no consumo desenfreado que acontece nos dias atuais.
- Camila de Andrade -