sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A caverna de Platão - Eterna realidade


A sociedade vive do consumo, da miséria, do dinheiro, e sem duvidas o que movimenta tudo isso é que eu chamaria de "O Reality show". Sim, vivemos nessa sociedade, mais do que isso, somos essa sociedade. O que mais me aflige é que apesar de reconhecer todos esses mecanismos, criar ideais contra esse sistema, tudo nunca se passam de ideais. Poucos vão além de falar apenas e tentar modificar essa sociedade. O fato é que esses acabam sendo engolidos pela sociedade. Meio ambiente, casacos de pele, ONG's, sociedades "anonimas", tudo não passa de "rótulos" para aqueles que tentam ser diferentes diante dessa sociedade.
Não que eu seja a favor do desmatamento, ou do uso de casaco de peles, ou contra ONG's. Mas o que é uma ONG, se não uma Organização não governamental, que conta com dinheiro do governo para tentar fazer aquilo que o estado diz não conseguir fazer. Dinheiro esse que vai alimentar a High Society em jantares "beneficientes".
Rotary, Lions, até mesmo a Maçonaria nos dias atuais, não passam de rótulos, esses que o individuo precisa para ter "status".
De que adianta sair da caverna, enquanto não sabemos reconhecer o que é real? O que garante que não estamos vendo alguma outra projeção que deu origem a sombra vista anteriormente? Por que acreditar que não somos manipulados até mesmo para encontrar a "realidade"? Quem garante que nossa visão ofuscada pela luz, não nos faz querer enxergar cada vez mais as sombras?
Só me resta acreditar que o ser humano tem instinto, assim como todos os demais animais. O resto, vai do feeling de cada um. Alguns são mais lógicos que outros. Alguns alcançam mais metas que outros. Não digo mais nada, além de concordar com a teoria de Darwin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário