quinta-feira, 5 de novembro de 2009

ganância

A sociedade em que vivemos é considerada uma sociedade do consumo. Sociedade formada por indivíduos hedonistas e individualistas, que consomem tudo na forma de "massa".
Hoje, pouco nos importa discutir sobre a política de nosso país e os problemas do mundo contemporâneo. O que nos importa está esposto em vitrines de lojas pela cidade. Na sociedade do consumo, tudo é feito em forma de massa, visando atingir um número cada vez maior de pessoas, que no final não se encontram unidas de forma alguma. O isolamento e o individualismo criam cidadãos egoístas e pouco preocupados em ter um posicionamento político ou ético. Típica sociedade capitalista.
Consumimos sem parar. Compramos não porque gostamos de determinado produto, mas sim porque queremos nos encaixar em algum grupo/patamar da sociedade. Este consumismo desenfreado não afeta somente os indivíduos em si, mas também a natureza e o mundo em que vivemos. Esgotamos fontes e recursos naturais, afundando cada vez mais em nossa própria ganância, que de certo modo também pode ser entendida como ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário