segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A nova sociedade (Aula 30/10/09)

Em uma época de transição, a população sofre mudanças cruciais para a vida em sociedade. Um exemplo é a arte-política que se transforma em mercadoria, ou seja, torna-se totalmente voltada para o lucro, é transformada em espetáculo aos olhos do novo cidadão, o consumidor.
Uma sociedade de trabalho até então ditada pelo Fordismo, transforma-se em Toyotista, onde os interesses são voltados totalmente para o consumo. Caracterizada pela fragmentação e a introdução de matéria sintética, e não mais a matéria prima, a sociedade de consumo vem para intensificar a visão capitalista de mundo, a qual visa a lucratividade.
Partindo da década de 20, a sociedade do “Labor”, ou seja, sociedade do sofrimento, tinha como característica a preocupação ética e política, companheirismo e laços sociais fortes, se diferenciando da sociedade posterior, a de consumo.
As mudanças foram bruscas para a sociedade, pois perdeu-se a individualidade por causa da massificação, tornou-se superficial e as relações sociais foram esvaziadas. Tais mudanças foram provocadas justamente por duas grandes crises, a de 1929 e a de 1973, trazendo, depois da segunda, a informática e tecnologia, mas também dívidas externas e o desemprego. É ai que a sociedade se depara com uma nova organização, a ditada pelo consumismo.
Deste modo, de uma sociedade de laços sociais fortes e de trabalho conjunto, a organização social passa a ser totalmente voltada para as ações individuais, visando lucratividade e transformando o até então cidadão em consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário