terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sociedade de Consumo - 30/10

A Sociedade de Consumo tem como principal designação a massificação dos padrões de consumo. Com o desenvolvimento industrial, a fabricação de um produto fica mais fácil do que sua venda, então a oferta excede a procura. Esse excesso de ofertas leva ao desenvolvimento de estratégias de marketing extremamente sedutoras e também à aspectos relacionados ao sistema financeiro, como as facilidades de crédito.

Em virtude do mundo capitalista atual, e também devido ao grande estímulo de inúmeras propagandas que induzem o público jovem a consumir, a tendência para o consumismo (de caráter impulsivo, irresponsável) está aumentando cada vez mais.

Apesar de ainda não existir uma alternativa forte ao ponto de que seja possível a “substituição” da sociedade de consumo, existem vários caminhos que podem ajudar a torná-la mais sustentável. Embora não seja possível atribuir ao consumidor toda essa responsabilidade pela resolução dos problemas ambientais, a atividade de consumo pode oferecer importantes possibilidades relacionadas à expansão do mercado.

Maria Alice Maggio Thiezerini – AM4PP

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