sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sociedade de Consumo (Aula do dia 30/10/09)

Mais ou menos na década de 60 chega ao Brasil o sistema de produção em massa chamado Taylorismo, que iria otimizar a industria nacional, e trazer junto com o desenvolvimento, a comunicação em massa.

Essa massificação generalizada não deixou a cultura e a arte de fora, estas, antes relacionadas com a política, passaram a ser vendidas como produto, entretenimento e espetáculo da indústria cultural.

Surge então a Sociedade do Consumo (Taylorismo) numa época de Sociedade do Trabalho (Fordismo). Essa nova sociedade é totalmente individualista e hedonista, seus vínculos interpessoais são frágeis e tudo gira em torno do comportamento das pessoas, das superficialidades, da moda e do prazer. Essa idéia bate de frente com a sociedade que regia as pessoas anteriormente (do trabalho), que por sua vez se baseava no coletivo, em laços sociais profundos, e tudo girava em torno do trabalho, da consciência de classe e das responsabilidades.

Nesse mundo individualista em que vivemos a necessidade de se socializar uns com os outros não deixou de existir, e para isso também existe uma solução simples, rápida e em massa: a WEB. As pessoas precisam se conhecer, fazer novos amigos, e principalmente mostrar quem são para os outros, e qual q melhor forma de fazer isso se não através da WEB? A aldeia Global em que vivemos está preparada para resolver os problemas de comunicação das pessoas, mesmo que elas não saiam mais de casa, mesmo que conheçam pessoas de outros países que nunca viram e não saibam o nome do seu vizinho, mesmo que o crime organizado tenha dado um jeito de se aproveitar dessa ferramenta e a prática de crimes tenha ficado mais fácil e mesmo sabendo que tudo isso só serve para uma coisa, consumir mais.

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