quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Superficial x Profundidade

A sociedade do trabalho pode ser classificada como uma sociedade que se baseia na coletividade, já que a conciência de classe é algo predominante, o que acaba por gerar laços sociais. O prazer não é algo que se sobresai, visto que o trabalho é uma forma de identidade social. Identidade essa que é construida através da profundidade, da religião e da responsabilidade.
Já por outro lado, a sociedade de consumo nada mais é do que a forma em que vivemos hoje, uma sociedade de massificações com vinculos momentâneos. Caracterizada pelo superficialismo, as pessoas são vazias e pensam de forma individual, porém, isso é compensado pelo simples fato de viverem em um âmbito de prazeres onde a responsabilidade pode ser eventual. É válido dizer que a publicidade tem grande "parcela de culpa" nessa sociedade comtemporânea, já que, através dela criam-se necessidades para que haja sempre o ato de consumir. Porém, nessa busca desenfreada pelo consumismo, os impactos ambientais começam a aparecer.
É difícil falar em uma solução para essa forma de sociedade que adotamos, o que se pode, no mínimo, é tentar alertar as pessoas de que o consumismo não leva nada a lugar nenhum, a não ser a uma degradação do meio ambiente, assim como, a massificação das idéias.

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