quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Toyotismo X Fordismo

Há uma grande diferença entre essas duas fases, diferenças essas que fizeram e ainda fazem diferença no mundo de hoje.

O fordismo é classificado como a sociedade do trabalho, sua principal caracteristica é mão-de-obra (barata) é a massificação das informações, das pessoas, das massas.
o Toyotismo é a fragmentação da matéria sintética, onde os robôs tomam a frente nas linhas de produção, todas computadorizadas, chamamos essa então de sociedade do consumo.
Daí surge a transição de elementos, da matéria-prima para o material sintético. Diante disso o impacto ambiental é visível pois os materiais sintéticos não se degradarem naturalmente.
Na década de setenta, o movimento feminino surge, mudando assim alguns aspectos na sociedade como as leis trabalhistas, o espaço da mulher na sociedade e a mudança de pensamento.

O trabalho a partir dai torna-se elemento principal e o mais discutido, nesses dois paradigmas. Naquela época a supervalorização da renda e do trabalho, transformaram nossa sociedade no que ela é hoje.

Vejamos agora algumas caracteristicas do trabalho e consumo:

No trabalho temos a consciência de classe, os laços sociais são visiveis e há uma constante preocupação com a ética e a moral.

No consumo não há vinculos, sendo todos eles frágeis, o emprego é uma ocupação momentânea na qual não há grande valor, o código de conduta é apenas o da etiqueta social.

3 comentários:

  1. Obrigado pela ajuda. Você pode acrescentar com algumas informações claras e objetivas, como a principal diferença entre o Fordismo e o Toyotismo: o primeiro maximiza a especialização do operário (aperfeiçoa o taylorismo), criando células de produçao. Seu lucro se baseia no consumo. Já no segundo, os operários são capazes de realizar varias tarefas (daí, o sistema just in time), que é a inexistência de estoque, se preoucupando com a montagem do produto final. Os componentes do Toyotismo são terceirizados

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado por esta postagem.
    meu trabalho vai ficar muito legal...

    visite meu Blog, porém ele esta em manutenção ainda irar ser estreado no próximo ano...

    www.conexaocomtudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. vlw fera mto bom vou arrebentar na prova

    ResponderExcluir