quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Educação/Autonomia - Aula do dia 02/10

“O homem não pode tornar-se verdadeiro homem senão pela educação” (Kant)

*A origem da autonomia como exercício da liberdade, que propõe a construção de um mundo melhor baseado no potencial humano, surgiu com Kant.


A educação tem o papel de formar o homem, contribuindo para seu desenvolvimento moral, ou seja, seu papel formativo é muito importante. Para que a educação resulte num processo autônomo, ela deve se dar num ambiente com estrutura que estimule o interesse.

A autonomia não se desenvolve num ambiente autoritário, mas numa esfera de reciprocidade, juntamente com o estímulo ao desenvolvimento intelectual, porque a educação autoritária dificulta a formação de indivíduos críticos, capazes de julgar. Tendo a autonomia como objetivo principal da educação, cabe a ela formar um indivíduo consciente capaz de transformar estruturas sociais opressoras e alienantes.

Ser crítico nos dias de hoje é fundamental para analisar e opinar sobre determinados assuntos sem se deixar influenciar. É necessário filtrar informações e não aceitar sem questionamentos tudo o que é apresentado como verdade. A contestação e a argumentação são necessárias para a evolução do indivíduo e da sociedade, pois a argumentação cristaliza uma realidade empírica.

Maria Alice Maggio Thiezerini – AM4PP

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