segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Comunicação Comparada - Aula 18/09

Para abrangir os termos relacionados ao avanço tecnológico, tais como a Internet e respectivamente a WEB, não podemos nos esquecer de analisar pontos de influências muito antigos, com base em épocas como o Iluminismo, ou época do Esclarecimento em que quem ditava o ritmo do crescimento era a Igreja, surgiram as primeiras enciclopédias e dicionários. As primeiras enciclopédias foram realmente invenção dos gregos antigos, mas tomou a forma que tem hoje em dia logo após a Revolução Francesa.
Conforme o passar do tempo, veio a necessidade de juntar a razão à Ciência para atingir progressos. John Locke afirmava que nascemos todos iguais, como uma página em branco, assim tendo possibilidades de construirmos nosso próprio caminho e consequentemente o da sociedade.
Quando citamos o período histórico da Revolução Francesa logo fazemos ligação com o período iluminista e liberal, em que o homem ingressa na participação ativa dos fatos do meio em que vive, onde até então eram fruto do Universo.
Para concretizar todo o avanço de fontes de estudo, como enciclopédias e a própria WEB, podemos basicamente citar o período em que foi instituído que a educação deveria ser pública, gratuita e sem religião, ou seja, sem influências externas. Assim começavam a surgir os meios de pesquisa e fontes de estudo que utilizamos até hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário