segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Texto sobre a última aula de Com. Comparada

Andréia C. Fernandes

COMUNICAÇÃO COMPARADA

A “Enciclopédia” de Diderot e D’Alembert era a obra suprema do Iluminismo. O grande agente ordenador era a Razão, que combinava as informações dos sentidos, trabalhando com as faculdades irmãs memória e imaginação. Assim, tudo que o homem conhecia derivava do mundo que o cercava e do funcionamento de sua própria mente. Foi a partir daí, 1750, que a ciência e a razão tomaram força juntamente com o antropocentrismo crescente.

Voltado para o iluminismo, John Locke, por exemplo, defendia a idéia de que nós construímos a nossa história e a história da sociedade, e que o divino não era mais a base para as ações dos homens e nem para seus pensamentos. As explicações não eram mais dadas através da religião, e sim das ciências, com dados concretos e a base de uma metodologia.

Com a pré-revolução francesa a idéia de antropocentrismo, ou seja, o homem no centro do mundo, estava em alta. Surgindo ideais filosóficos e políticos baseados no liberalismo, onde o homem deixa de ser fruto do mundo e passa a fazer parte do meio, o influencia.

Em 1789, como estopim para as novas idéias de mundo que estavam se concretizando, acontece a esperada Revolução Francesa, a qual tinha como lema: “Vida, propriedade e futuro”, assumindo completamente pensamentos iluministas e do liberalismo, intensificando o desejo social de escola para todos, tendo caráter obrigatório e sendo laica, sem religião.

Deste modo, com os primeiros pensamentos iluministas, trazendo a razão e a luz, e posteriormente com a Revolução francesa, podemos chamar hoje a sociedade em que vivemos de Sociedade Republicana e Democrática Representativa, a qual é constituída pelo governo legislativo e executivo e pelo Estado jurídico, e uma última opinião, porém não menos importante, a opinião pública, testemunhando os ganhos que a sociedade obteve com os pensamentos que descentralizavam o poder e transformavam-no em um bem comum.

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