domingo, 27 de setembro de 2009

Comunicação Comparada - Aula 18/19/2009

Com o surgimento do papel veio a memória artificial que é denominada “artificial” devido a não necessidade de um cérebro humano para armazenar o conteúdo em questão. Como os seres humanos estão sempre evoluindo, eles evoluíram os meios de armazenamento e criaram a web, que tem o mesmo conceito de uma enciclopédia.
A enciclopédia fora criada na Grécia Antiga com o propósito de expandir os conhecimentos de grandes intelectuais a população, e o único meio de poder transmitir a cultura para a população é através de uma memória artificial, tal memória transferida através do papel, onde os filósofos passavam seus conhecimentos, e conseguiam assim atingir um número maior de pessoas e de manter seus pensamentos vivos por um tempo praticamente infinito.
John Locker inicia o pensamento iluminista, pensamento este que incitava a crença na ciência como luz em meio a escuridão, através de um pensamento revolucionário na época que era que o ser humano vinha ao mundo como uma página em branco e esse pensamento só foi revolucionário na época devido ao fato de todos no século XVIII (século de vida de John Locker) acreditarem que o homem já nascia com o conhecimento, ao invés de adquiri-lo de acordo com sua evolução, sua experiência viva.
Já em 1789 na Revolução Francesa com um pensamento iluminista imposta pelos seus idealizadores foi instituído que a educação deveria ser pública, gratuita e sem religião, algo imparcial em que na educação cada um deveria seguir o seu próprio caminho sem influências externas, mas com algum tipo de ajuda, e com esse tipo de pensamento houve o surgimento da web.
A web é uma extensão do pensamento iluminista no qual utiliza uma memória artificial para que todos possam escrever e receber informações de qualquer lugar do mundo a onde nos estivermos no momento que o fato tenha ocorrido, fazendo da web uma evolução do papel e dos meios de comunicação, comunicação essa que deixa de ser pessual e passa a ser globalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário