domingo, 27 de setembro de 2009

Resumo da aula do dia 18/09/2009 – Comunicação Comparada

Iluminismo (sec. XVIII) - Corrente de pensamento cuja principal característica é explicar por meio da razão os fenômenos sociais e naturais da época, além de contestar a crença na religião.
Até esse momento, acreditava-se que o conhecimento era natural, que nascíamos com ele. John Locke, filósofo iluminista britânico, acredita que nascemos com uma página em branco que vai sendo preenchida com a experiência (fonte do conhecimento).
O choque na sociedade provocado por essas novas idéias iluministas aumentou ainda mais com o surgimento da "Enciclopédia Racionada de Artes e Ofícios", que tinha como objetivo divulgar o pensamento liberal, guiado pela razão. A Enciclopédia propunha a separação da Igreja do Estado e combatia as instituições religiosa. Por exercer forte influência nos intelectuais da época, inspirou também os líderes da Revolução Francesa.
Revolução Francesa (1789) - A exploração dos trabalhadores, a dominação por parte da Igreja e também a forte influência iluminista, foram fatores que abriram espaço para uma grande mudança política. A Revolução Francesa proclamou princípios de "Liberdade, igualdade e fraternidade". Os filósofos desse período se denominavam "intelectuais" e não "acadêmicos" pois as instituições universitárias eram aversivas diante a esses revolucinários de pensamento crítico.
Informação na esfera pública - Dentro do movimento iluminista, a imprensa tinha grande atuação na propagação dos ideais dos filósofos da época. A mídia através da imprensa era decisiva pois havia um número alto de notícias a serem publicadas, inclusive em relação a Revolução. Posteriormente, com a globalização, o crescimento da imprensa levou ao fim da esfera pública porque deixou de ser um espaço argumentativo e passou a ser apenas informativo. Surge então a necessidade da comunicação, o jornalismo diário, ou seja, a opinião pública é agora mediada pelo jornalismo.


Maria Alice Maggio Thiezerini - AM4PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário