domingo, 27 de setembro de 2009

Comunicação Comparada - Resumo da aula

Na época da Grécia antiga a memória coletiva era usada para a disseminação da informação dos grandes pensadores. Com a invenção da escrita, as informações puderam ser guardadas de uma maneira segura, sendo chamadas de memórias artificiais.
No século VII, o sobrinho de Platão, escreveu a Enciclopédia do Pensamento Grego. No século V d.C foi escrita a Enciclopédia da Cultura Romana (contém informações de mais de 450 intelectuais). No século VII é escrita a Enciclopédia sobre o Cristianismo, que contém informações da Igreja. Todas essas Enciclopédias são formas de memória artificial, pois o que foi escrito lá, outras pessoas poderiam ter acesso depois de muito tempo que foram escritas.
John Locke defende a idéia de que nós construímos nossa história e a história da sociedade que vivemos. É a partir desse pensamento, que começa a surgir o pensamento iluminista, com o objetivo de trazer o conhecimento para uma sociedade que vivia nas "trevas". Anteriormente acreditava-se que o conhecimento era natural, ou seja, que o homem já nascia com ele.
O Iluminismo queria uma mudança nas ideias político e filosóficas e também na educação, que para eles deveria ser pública, obrigatória, gratuita e laica (sem religião). Na pré- Revolução Francesa o homem deixa de ser só fruto do mundo e torna-se fonte do meio, influente.
Hoje as sociedades em sua maioria são republicanas, democráticas e representativas, em conseqüência das ações da Revolução Francesa, ou seja, dos pensamentos iluministas. O sistema atual é composto pelo poder legislativo (governo), o poder executivo (governo), pelo poder jurídico (estado, judiciários) e o quarto poder que é a opinião pública (jornalismo, manifestações), esta, que é a principal responsável pela alimentação da web, que veio como a forma mais forte e fácil de explorar e guardar pra sempre todas essas idéias, espalhando-as de uma forma que nenhum outro meio de comunicação conseguiu, garantindo assim, que as ideias de todos tenham uma exposição global e fiquem para sempre em forma de memória artificial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário