quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Comunicación

A televisão é um dos meios mais abrangentes de comunicação, modifica comportamentos e estilos de vida, mas tão abrangente quanto, o cinema foi a primeira da indústria cultural começar a atingir as pessoas, garantindo seu poder.
Os anos da Primeira e Segunda Guerra Mundial foram conturbados e foi através do cinema que as pessoas buscavam escapar da realidade pelas inúmeras mudanças na história, e assim viram um forma de se desligar do mundo. Surgiram os super heróis, que faziam as pessoas crerem que o bem sempre prevaleceria sobre o mal, que uma espécie de força maior iria salvá-los e desse modo confundiam ficção com realidade.
Ao perceberem a grande aceitação do cinema, foram criadas as primeiras formas de manipulação de massas, que poderiam manipular e desenvolver dentro das pessoas as ideologias que eles desejassem.
A publicidade também colaborou para isso, através dela também surgiram modos de como se vestir e pensar, assim o consumo de produtos vistos nas Tv's eram a forma mais visível de que as pessoas precisavam de algo para preencher suas rotinas devastadas pela guerra. A propaganda em forma de mercado realizava isso com muito êxito e assim o poder de persuasão mediante os espectadores de TV ou rádio tinha mais resultado do que se veiculado de outra forma. Elas encontravam nessas mídias o refúgio, para não viver a realidade de uma guerra, misturavam o fictício com o seu dia-a-dia, para sobreviver de forma melhor.
A indústria cultural transformou a arte não como forma de apreciação, mas como mercadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário