quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Universo Singular - Aula 13/11

Todos os dias nos deparamos com pessoas distintas de nós, diferenças essas de raça, sexo, escolaridade, nacionalidade, cultura, comportamento, crença, entre muitas outras. Aceitar tanta diversidade é tarefa para poucos.
Mundos diferentes que criam o grande abismo entre os seres humanos, pensamos de forma singular e egoísta, mas basta parar e olhar para o outro lado mais universal, para perceber que o Homem colocou o mundo de cabeça para baixo.
A condição universal é a condição da escolha, ética, política, cientifica, e acima de tudo a possibilidade de argumentar de forma mais elaborada e ter um raciocínio argumentativo. A estrutura do conhecimento está diretamente ligada aos pensamentos universais, que sempre dão espaço e tornam possível o debate.
Comparar pensamentos em uma sociedade que não se acha no direito de se adaptar a diversidade humana, gera progressivamente as situações de exclusão, e o que a sociedade realmente precisa não é de inclusão, menos ainda exclusão, mas sim integração.
Na mídia as diferenças muitas vezes são colocadas para de baixo do tapete, muitas diferenças nascem a partir desse meio de comunicação, pessoas querendo ser quem não são, ter uma família de propaganda de margarina, adotando comportamentos totalmente contrários a sua personalidade, e também modificando o corpo para parecer com qualquer ator da novela das 8. Enfim, a sociedade recebe uma chuva de informação e não faz ao menos uma filtragem, a pobreza vira espetáculo diante de tanta gente que não sabe mais do seu verdadeiro “eu”.
As comparações em qualquer âmbito são necessárias e sadias, fazem as pessoas pensarem nas diferenças de forma racional, e entender que diferentes modos de viver, os chamados acidentes, só são chamados assim porque fogem do nosso "normal".O que é o seu normal, para mim pode ser um acidente e assim por diante, não importa qual seja seu ponto de vista, comportamento, sexo ou classe social, a diversidade está ai para ser respeitada. E para alcançar esta sociedade tão ideal, é necessário que cada um de nós nos façamos parte integral do todo /comunidade /sociedade.
A pobreza é uma privação das oportunidades, dos bens essências aos quais cada ser humano tem direito, todos deveriam ter acesso a educação básica e serviços de saúde, e se essas pessoas não forem preparadas para participar das tomadas de decisões que afetam sua vida, tendem a permanecer no mesmo lugar.
Com a tecnologia, a acessibilidade instrumental, não há mais barreiras nos instrumento e ferramentas de estudo, lazer, recreação e trabalho, a única barreira que nos prende é exatamente a que nós mesmos criamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário