quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aula 23/10.

Autonomia no nosso mundo Globalizado.


Por causa da imensa explosão de informações e intensificação das comunicações em nível mundial, a sociedade moderna, caracterizada como “sociedade globalizada”, possui de um lado, a cultura pluralista e, de outro, a modificação do valor econômico e do poder do Estado, que só favorecem o “consumo”, priorizando a estetização da realidade.
Definindo uma “sociedade globalizada”, o capitalismo tem ação em tudo ao nosso redor: na mídia, na tecnologia, no poder e na atual cultura da informatização.
As sociedades contemporâneas estão sofrendo profundas mudanças com o acelerado desenvolvimento tecnológico e cultural, principalmente na área da comunicação, caracterizando uma nova etapa do capitalismo, onde tudo sofre as influências de um novo paradigma e, neste, a autonomia é privilegiada. O autônomo é capaz de compreender de maneira crítica, as inúmeras informações do dia a dia. No mundo do trabalho, a autonomia é um diferencial. O domínio do conhecimento, a capacidade de decidir, de processar e selecionar informações, a criação e a iniciativa, são ferramentas de um indivíduo autônomo e, com elas, possibilitam responder e resolver os problemas do capitalismo. É inegável que a autonomia tornou-se requisito básico no mundo globalizado. Com ela podemos interrogar, refletir e deliberar com liberdade e responsabilidade. Podemos entender as contradições do mundo globalizado, questionar e agir a favor de uma sociedade melhor e sensata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário