quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A importância do receptor

Discute-se muito sobre comunicação e informação. Mas primeiro é necessário entender o que é comunicação e como essa interfere em nossas vidas.
Podemos dizer que comunicação é um processo entre dois indivíduos, sempre tendo um emissor, transmitindo a mensagem e um receptor, decodificando a mesma. Antigamente achava-se que comunicação e informação eram uma mesma coisa. Hoje, a situação é diferente. A informação passada muitas vezes não é entendida (decidificada) pelo receptor, sendo assim não há comunicação. Se antes a preocupação era com o emissor, depois da década de 80 a atenção voltou-se para o receptor. Nada adianta uma bela mensagem que não é entendida.
É necessário entender a lógica do receptor, ter domínio de linguagem, entender os códigos e valores aceitos em tais sociedades. É preciso ter cuidado com temas como religião e costumes, precisamos entender que diferentes sociedades aceitam códigos diferentes. Isso é de extrema importância para a publicidade, nos ajudando a entender o consumidor, conquistá-lo e persuadi-lo.

Um comentário:

  1. teste cs http://www.ultracs.com.br o sinal de qualidade e compromisso com você

    ResponderExcluir