quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aula 23/10/09 - Reflexão

Ao se refletir sobre um pensamento, deve-se inserir no âmbito histórico e da realidade social de quando esse pensamento fora concluído. Sem essa imersão no contexto da época do pensador é provável que se tenha uma interpretação errada daquilo que ele quis dizer. SObre essa ótica podemos dizer que uma mensagem deve sempre se direcionar ao público-alvo levando em consideração o seu próprio contexto de existência na sociedade. De nada adiantaria dizer a um trabalhador de classe C que ele compre uma Ferrari, já que, por mais que ele trabalhasse a vida inteira, nunca teria poder aquisitivo suficiente para comprar tal automóvel. Logo, a essa classe normalmente se utilizam os apelos de crédito, muito mais convidativo e próximo da realidade dessa classe operária. Isso porque a sociedade moderna entrou em um paradigma social em que o SER não é mais fundamental, e sim o PARECER. A sociedade do espetáculo incita o desejo de se "gerar" um cidadão cuja função social é consumir. O consumo é apoiado pela Indústria cultural, que se apropria de ídolos e conceitos afim de massificar o consumo dessas idéias, impregnadas pela ideologia vigente.
Portanto, quando analisamos um discurso platônico, marxista ou mesmo de Castells, devemos entender em que contexto histórico essas idéias foram propagadas afim de não sermos distraídos pelo nosso próprio contexto que, muitas vezes, difere-se do de outras épocas.

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