sábado, 31 de outubro de 2009

Aula do dia 23/10

Os culpados

A sociedade sofreu uma mudança de hábitos por razão das novas mídias como rádio, TV, cinema e internet. A parcela da população que dantes não tinha acesso à arte e a comunicação, passa a ter. Esse processo fora chamado por Adorno e Horkheimer no livro “Dialética do esclarecimento” de Indústria Cultural.
McLuhan argumenta que essa mudança não é puramente ruim. Acreditava ele que a “cultura de massa” passa a ser um processo democrático, visto que todos, sem exclusão tem a oportunidade de participar. Todavia, uma corrente de pensamento muito forte acreditava que o novo comportamento era a ruína dos “altos valores”, pois, transformaram a arte, comunicação em mercadoria. Nesse cenário, nasce o homem quanto consumidor, tudo é comprado, até a personalidade do consumidos é a marca que usa.
Devemos repensar, não só criticar, como fez os pensadores da teoria crítica. Precisamos agir particularmente em prol da sociedade deixando de esperar o governo ou forças maiores, para não vivenciarmos nossa destruição e ao fim percebemos que os maiores culpados pelo declínio da sociedade foram nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário