quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Autônoma X Heterônoma

Com a revolução francesa e as idéias do iluminismo sendo disseminadas, fica uma dúvida, seus ideais são tão seguidos na prática, ou não passa de um falseamento.
A república democrática e representativa traz consigo, uma nova forma de divisão dos poderes. Na qual o indivíduo pode vir a dar sua opinião na forma de opinião pública. Isto pelo menos em teoria.
Já que quem comanda o que será publicado ou passado é a imprensa, muitas vezes a opinião pública pode favorecer ”ligeiramente” seus próprios interesses.
O que nos faz pensar se esse sistema representativo é de fato tão democrático como diz ser, Jean-Jacques Rousseau fala muito sobre essa vida em sociedade em sua obra Du Contrat Social. Para Rousseau a sociedade deveria se dar por um “acordo” mútuo, ou seja determinado povo só se torna submisso para um rei se o povo concordar em ser. Ou seja vivemos em um falseamento ideológico no qual nos é passado uma idéia de que vivemos uma democracia aberta, contudo é evidente que pensamos com as idéias que nos são impostas.
Ou seja um pensamento heterônomo, muitas vezes instituído pela própria forma do nosso pensar que se baseia numa reprodução mecânica do foi dito anteriormente. Fazendo com que nós venhamos a refletir o que disse Jacques Derrida que o que nós vivemos é uma representação do real.
Que o sistema democrático representativo, é na realidade um falseamento.
“Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim” (Millôr Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário